quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vinicius de Moraes

Nome: Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes

Vinícius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 19 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata,dramaturgo,jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Vinicius de Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da Prefeitura, poeta e violinista amador, e Lídia Cruz, pianista amadora. Vinícius é o segundo de quatro filhos, Lygia (1911), Laetitia (1916) e Helius (1918).

Seus gêneros musicais eram MPB, bossa nova e samba.

Suas principais obras foram Aquarela, A casa, O pato (entre outros).

Fonte:http://goo.gl/EO9Y0F


Fonte:http://goo.gl/lVDpH4

quinta-feira, 27 de junho de 2013

São João


A festa de São João aqui na minha escola vai ser legal com :Cadeia, Recadinho, Chute ao pneu.
Vai ter.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

O que é Predicativo do Sujeito.

Predicativo do Sujeito
É o termo que atribui características ao sujeito por meio de um verbo. Todo predicado construído com verbo de ligação necessita de predicativo do sujeito. Pode ser representado por:
a) Adjetivo ou locução adjetiva:
Por Exemplo:
O seu telefonema foi especial. (especial = adjetivo)
Este bolo está sem sabor. (sem sabor = locução adjetiva)
b) Substantivo ou palavra substantivada:
Por Exemplo:
Esta figura parece um peixe. (peixe = substantivo)
Amar é um eterno recomeçar. (recomeçar  = verbo substantivado)
c) Pronome Substantivo:
Por Exemplo:
Meu boletim não é esse. (esse = pronome substantivo)
d) Numeral:
Por Exemplo:
Nós somos dez ao todo. (dez = numeral)

Fonte:http://goo.gl/PjIId

Oque é Predicativo do Objeto.

É o predicativo que se refere ao objeto; constitui-se de adjetivo ou substantivo que acrescenta ao objeto uma idéia que lhe não é essencial. Uma coisa é dizer "Achei os doentes" (a doença é essencial; procurava pessoas conhecidamente doentes), outra é dizer "Achei-os doentes" ( = encontrei-os estando doentes), Pode aparecer, portanto, em orações de verbo transitivo acompanhado do objeto ou objetos. Exs.: Vi-o TRISTE, Nomearam João SECRETÁRIO, Achei a criança DOENTE, Fiz as armas brancas VERMELHAS, Fi-las VERMELHAS, O vício faz o homem MISERÁVEL, Elegeram o candidato DEPUTADO, Tornei PÚBLICAS as suas injustiças.Não devemos, pois, confundir "predicativo do sujeito" com "predicativo do objeto". O predicativo do sujeito refere-se ao sujeito do verbo, ao passo que o predicativo do objeto é o complemento que modifica, que completa o objeto e não o sujeito. Se eu disse: "Paulo chegou doente", "doente" é predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito, mas se eu disser: "Encontrei Paulo doente", "doente" passará a completar o objeto da oração, que é Paulo, denominando-se então predicativo do objeto.

Fonte:http://goo.gl/gtqjO


sexta-feira, 12 de abril de 2013

O que são palavras homônimas?

Homônimo significa:Que tem a mesma pronúncia (homófono) e/ou a mesma grafia (homógrafo), mas sentidos diferentes.

Nome que se dá a uma palavra cuja pronunciação e/ou a forma de escrever é igual à de outra palavra, tendo, no entanto, significado diferente.

Nome que se dá a um substantivo próprio, notadamente topónimos e nomes de pessoas, cuja grafia é idêntica. É o equivalente ao termo xará, no caso de nome de pessoa, termo proveniente do tupi *xa'ra (de xe rera, "meu nome") e popularizado na variante da língua portuguesa utilizada no Brasil.

Fonte:http://goo.gl/xvBU3

Quando se usa Há ou a

Há ou a?
1) Usa-se "a" quando a palavra referir-se a:

a. tempo futuro do verbo. Exemplo:
Daqui a dois anos, vamos mudar de cidade.

b. distância. Exemplo:
O bar fica a duas quadras da casa dele.

 2) Usa-se "há" quando

a. se tratar do verbo haver. Exemplo:
Há uma boa quadra no prédio.

b. for referência a tempo passado. Exemplo:
Há muitos anos que não nos víamos.

Fonte:http://goo.gl/H4llT

quarta-feira, 13 de março de 2013

Orações Coordenadas

Assindéticas

O período é composto por coordenação quando tem orações equivalentes, mas sem dependência uma da outra. São sintaticamente independentes. As orações coordenadas podem estar simplesmente justapostas, isto é, colocadas uma ao lado da outra sem qualquer conectivo que as enlace, este tipo de oração coordenada chama-se assindética.

 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_coordenada

Sindéticas

   De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Discutimos várias propostas e analisamos possíveis soluções.
As orações sindéticas aditivas podem também estar ligadas pelas locuções não só... mas (também), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. Veja.



 

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Quinze

Resumo do caR


















Fonte: http://goo.gl/ueoy0


Resumo do capítulo 2 do livro O Quinze

Vicente estava preocupado com seu gado, queria os levar para a serra mas ele não sabia se lá também nao tinha água e comida pra seus animais. Vicente estava conversando com seu compadre João Marreca sobre o seu gado, que nao tinha mais comida direito e água para beber e comer. João Marreca tocou no assunto do carapato que estava com o gado de Vicente, ele falou que não tinha mais ele ia ver se tinha em Quixadá.
Chegando em casa vicente falou que iria até Quixadá comprar carapaticida para seu gado mas seu pai o Major falou que não tinha mais em Quixadá ele falou que no Lougradouro tinha carapaticida aonde morava Conceição e Dona Inácia, Vicente falou que no outro dia ele ia la pegar um pouco.
Chegando la Vicente viu Conceição que era sua prima, ele chamou Dona Inácia e pediu um pouco de carapaticida ela pediu quanto ele queria, ele falou que queria uns litros, Dona Inácia correu para dentro para pegar os litros de carapaticida que Vicente pediu e também ja mandou um menino ir pegar um animal para levar a carga.