quarta-feira, 13 de março de 2013

Orações Coordenadas

Assindéticas

O período é composto por coordenação quando tem orações equivalentes, mas sem dependência uma da outra. São sintaticamente independentes. As orações coordenadas podem estar simplesmente justapostas, isto é, colocadas uma ao lado da outra sem qualquer conectivo que as enlace, este tipo de oração coordenada chama-se assindética.

 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_coordenada

Sindéticas

   De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Discutimos várias propostas e analisamos possíveis soluções.
As orações sindéticas aditivas podem também estar ligadas pelas locuções não só... mas (também), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. Veja.



 

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Quinze

Resumo do caR


















Fonte: http://goo.gl/ueoy0


Resumo do capítulo 2 do livro O Quinze

Vicente estava preocupado com seu gado, queria os levar para a serra mas ele não sabia se lá também nao tinha água e comida pra seus animais. Vicente estava conversando com seu compadre João Marreca sobre o seu gado, que nao tinha mais comida direito e água para beber e comer. João Marreca tocou no assunto do carapato que estava com o gado de Vicente, ele falou que não tinha mais ele ia ver se tinha em Quixadá.
Chegando em casa vicente falou que iria até Quixadá comprar carapaticida para seu gado mas seu pai o Major falou que não tinha mais em Quixadá ele falou que no Lougradouro tinha carapaticida aonde morava Conceição e Dona Inácia, Vicente falou que no outro dia ele ia la pegar um pouco.
Chegando la Vicente viu Conceição que era sua prima, ele chamou Dona Inácia e pediu um pouco de carapaticida ela pediu quanto ele queria, ele falou que queria uns litros, Dona Inácia correu para dentro para pegar os litros de carapaticida que Vicente pediu e também ja mandou um menino ir pegar um animal para levar a carga.